Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Para informações de tráfego, consulte o X (Twitter) e o mapa interativo do site.
Assessoria de imprensa: imprensa.ponte@ecovias.com.br
Publicado em 12 de nov de 2025 às 15:00
Treinamento vai mobilizar equipes da concessionária e órgãos parceiros em cenário de acidente com produto químico e múltiplas vítimas
A Ecovias Ponte realiza, no próximo domingo (16/11), um Simulado de Atendimento a Emergências na Ponte Rio-Niterói (BR-101/RJ), na altura do Km 322+500, sentido Sul (Rio de Janeiro), a partir das 7h30. A atividade faz parte da rotina de segurança da concessionária e tem como objetivo avaliar o tempo de resposta e a integração entre as equipes operacionais e os órgãos de atendimento em situações críticas.
Durante o exercício, apenas a faixa 4 da Ponte Rio-Niterói será interditada, sem impacto significativo na fluidez do tráfego.
O exercício irá reproduzir um acidente envolvendo produto químico Classe 3 (não inflamável) e múltiplas vítimas, em um cenário que prevê a colisão entre um caminhão e dois veículos de passeio. Com o impacto, o caminhão apresentará vazamento de carga sobre a pista, gerando risco de contaminação do solo e incêndio em um dos automóveis. Um dos veículos será lançado contra o guarda-corpo, deixando vítimas presas nas ferragens e exigindo resgate técnico especializado.
Durante o simulado, as equipes executarão todas as etapas de uma operação real, incluindo isolamento do local, resgate e triagem das vítimas, desencarceramento, contenção do vazamento e limpeza da pista. Uma das vítimas, em estado grave, será removida por helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), simulando o atendimento aeromédico em uma situação de emergência real.
Participam da ação as equipes de inspeção de tráfego, atendimento pré-hospitalar, guinchos, conservação e comunicação da Ecovias Ponte, além de representantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marinha do Brasil (MB), ENSEG (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar), Grupamento Aeromóvel (GAM) e NitTrans (Prefeitura de Niterói).
Entre os veículos e equipamentos operacionais utilizados pela concessionária estarão duas ambulâncias, dois guinchos leves, um guincho pesado, uma viatura de inspeção, uma motolância e um caminhão-pipa.
“Os simulados são fundamentais para garantir que nossas equipes estejam preparadas para atuar com agilidade, segurança e coordenação em situações reais de emergência. Esse tipo de treinamento fortalece a integração com os órgãos parceiros e assegura um atendimento mais eficiente aos usuários da Ponte.”, destaca Alehandro dos Santos, coordenador de Operações Rodoviárias da Ecovias Ponte.
O treinamento reforça o compromisso da Ecovias Ponte com a segurança viária e o aprimoramento constante dos protocolos de emergência, assegurando respostas cada vez mais ágeis e eficazes aos usuários da Ponte Rio-Niterói.