Para informações de tráfego, consulte o X (Twitter) e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: imprensa.ponte@ecovias.com.br

Ecovias Ponte reforça a conscientização na Semana Nacional de Trânsito 2025

Publicado em 18 de set de 2025 às 10:00

Na rotina apressada, muitas vezes esquecemos que cada trajeto carrega histórias, encontros e vidas inteiras. É fácil se deixar levar pela pressa, mas é ela quem tantas vezes coloca tudo em risco. Alinhada ao tema da Semana Nacional do Trânsito 2025, “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”, a Ecovias Ponte promove ao longo de setembro uma série de ações educativas para despertar cuidado e responsabilidade em quem cruza a Ponte Rio-Niterói e seu entorno.

 

A programação teve início nesta quinta-feira (18), com a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito na Praça do Pedágio, em parceria com órgãos e instituições como Detran, PRF, NitTrans, Sest Senat, Lei Seca e Honda. A atividade foi voltada para motociclistas e contou com ativações especiais, como o cinema rodoviário em parceria com a PRF e a inauguração do primeiro simulador de moto do Brasil.

As ações também seguem com foco no público infantil e nos dias 22, 24 e 25 de setembro, cerca de 135 crianças participarão de atividades educativas na sede da concessionária. Em parceria com a PRF, a programação inclui apresentação no auditório, exposição do guincho e viaturas, além de visitas ao memorial e ao Centro de Controle Operacional (CCO).

No dia 23 de setembro, entre 10h e 12h, a Ecovias Ponte participará de um grande evento na Praça das Figueiras, na Lagoa – RJ, com foco em motociclistas. Em parceria com instituições como Detran-RJ, CetRio, INTO, Rio Ônibus, Secretaria Municipal de Saúde, Operação Lei Seca, Honda, PRF, além das empresas Uber, Ifood, 99 e Observatório Nacional, serão realizadas ações educativas com nossa roleta de prêmios, cinema rodoviário e o simulador de moto.

Para o Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias Ponte, Sandro Roberto De Mattos, cada iniciativa é um convite à reflexão: “Mais do que reduzir a velocidade, desacelerar é valorizar a vida, é cuidar de nós mesmos e de quem amamos. Queremos que cada ação desperte essa consciência nos nossos usuários.”

Com atividades que unem cuidado à saúde, experiências interativas e abordagens culturais, a Ecovias Ponte convida cada pessoa a refletir sobre a importância de desacelerar. Mais do que reduzir a velocidade, é um chamado para valorizar o que realmente importa: preservar vidas.