Aumentar texto
Aumenta o tamanho das fontes
Para informações de tráfego, consulte o X (Twitter) e o mapa interativo do site.
Assessoria de imprensa: imprensa.ponte@ecovias.com.br
Publicado em 29 de abr de 2025 às 14:00
Abertura do novo espaço cultural celebra a história da obra e reforça a importância da preservação do patrimônio nacional
Símbolo da conexão entre o Rio de Janeiro e Niterói, a Ponte Rio-Niterói agora também é celebrada em um espaço dedicado à sua memória e importância histórica. O novo Memorial Ponte Rio-Niterói nasce com a proposta de valorizar um dos principais marcos da engenharia nacional, resgatando histórias, registros e curiosidades que marcaram gerações.
A inauguração do Memorial acontece a partir do dia 30 de abril, na sede da Ecovias Ponte, em Niterói. Uma mesma versão da mostra pode também ser conferida no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. A exposição apresenta a história da Ponte, destacando o território da Baía de Guanabara, a ocupação humana na região, a relação entre Rio e Niterói, além dos aspectos técnicos da construção e os profissionais envolvidos na obra. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Em Niterói: realidade virtual e acervo histórico
A mostra em Niterói reúne documentos, fotografias históricas e informações sobre os impactos econômicos gerados após a construção da Ponte. Recursos lúdicos e interativos completam a experiência, incluindo óculos de realidade virtual, que proporcionam uma visão aérea e interna da estrutura.
A exposição contará ainda com objetos do acervo do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. No site do Memorial (www.memorialponterioniteroi.com.br), o público terá acesso a documentos digitalizados e pesquisas acadêmicas sobre a Ponte Rio-Niterói, facilitando o acesso à história da gigante da engenharia.
Música e artes plásticas
Durante o percurso em Niterói, os visitantes poderão ouvir músicas que citam a Ponte, como “A Ponte Rio-Niterói”, de Marcus Pitter, “Rio Babilônia”, de Jorge Ben Jor, e “Amor do Rio”, de Tom Zé. Obras de artes plásticas, como reproduções da Baía de Guanabara e a pintura “Vista da esquadra inglesa”, de Leandro Joaquim (1790), também fazem parte da exposição.
No Rio: linha do tempo e depoimentos
No Rio de Janeiro, a exposição traz uma linha do tempo sobre a construção da Ponte e vídeos com depoimentos de pessoas cujas vidas se conectam à história da travessia, produzidos em parceria com o Museu da Pessoa. Um game interativo também desafia o público a testar seus conhecimentos sobre a obra.
Transporte gratuito, horários de funcionamento e agendamento de escolas
Em Niterói, o Memorial funcionará de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já no Rio de Janeiro, no Centro Cultural dos Correios, os visitantes podem ter acesso à exposição de terça a sábado, das 12h às 19h. Para facilitar o acesso as duas exposições, aos sábados, os visitantes poderão contar com transporte gratuito entre as duas cidades.
Escolas e grupos podem agendar visitas guiadas com arte-educadores e atendimento em libras no e-mail contato@memorialponterioniteroi.com.br. Às quintas-feiras, o roteiro inclui ainda uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias Ponte, sujeito a alterações conforme as condições de tráfego.
Serviço
Niterói
Exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias
Memorial Ponte Rio-Niterói
Data: a partir de 30/04
Horário: terça a sábado: das 9h às 12 e das 14h às 17h
Endereço: Rua Mario Neves, 01 | Ilha da Conceição, Niterói, RJ
www.memorialponterioniteroi.com.br
Rio de Janeiro
Centro Cultural Correios
Data: 16/04 a 07/06
Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro – RJ